quarta-feira, 8 de julho de 2009

Diabetes Mellitus? O que é isso?

Se deve usar o termo Diabetes Insulino-dependente, normalmente se inicia na infância ou adolescência, e se caracteriza por um déficit de insulina, devido à destruição das células beta do pâncreas por processos auto-imunes ou idiopáticos. Só cerca de 1 em 20 pessoas diabéticas tem diabetes tipo 1, a qual se apresenta mais frequentemente entre jovens e crianças. Este tipo de diabetes se conhecia como diabetes mellitus insulino-dependente ou diabetes infantil. Nela, o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. As pessoas que padecem dela devem receber injeções diárias de insulina. A quantidade de injeções diárias é variável em função do tratamento escolhido pelo endocrinologista e também em função da quantidade de insulina produzida pelo pâncreas. A insulina sintética pode ser de ação lenta ou rápida: a de ação lenta é ministrada ao acordar e ao dormir; a de ação rápida é indicada logo após grandes refeições.

Para controlar este tipo de diabetes é necessário o equilíbrio de três fatores: a insulina, a alimentação e o exercício. Fatores, como génetica, estresse e alimentação, são propícios para o desenvolvimento do diabete tipo 1.

Felipe Alves 17 anos, estudante descobriu que tinha diabetes mellitus há 4 meses.

Jogo rápido

Para você como foi descobrir que tinha diabetes tipo 1?
Demorou um pouco para eu cair na real, fiquei meio arrasado, fora do ar, mas passou rápido! Fui para o hospital porque me ligaram. Estava no serviço. Chegando lá minha taxa estava 580, fiquei um dia internado. Não sabia o que fazer, comia de tudo e tudo errado!

Quais foram os principais sintomas?
Desanimo e muita sede, perdi uns 8 quilos.

Foi difícil para você se adaptar?
Para mim, agora esta normal, não vejo tanta diferença, as vezes quando penso nisso, fico meio pra baixo!

Você já ouviu falar em células tronco para a cura do diabetes recente diagnosticado?
Me escrevi lá, mas não consegui vagas, estou tentando! Quero muito isso, só queria voltar a comer doce.

Você consegue controlar sua vontade de comer doce?
Vixe...mais ou menos, eu sou bem exagerado, viu? Como doce normalmente, só que manerei bem, as vezes quando como doce, não faço uma refeição, não é sempre que como, apenas 2 vezes na semana, não gosto de abusar, mas as vezes não resisto.

Mudou muito sua rotina?
Mudei muito, fim de semana sempre vou à festas, churrascos, e ver todo mundo do mesmo jeito e você completamente diferente é chato, porque você não pode fazer o que fazia antes, sempre tomando cuidado para se controlar!

Qual a principal dificuldade para o diabético, na sua opinião?
O auto controle de suas próprias vontades.

Como é sua alimentação?
Eu como um pão, leite, bolachas ou fruta de manhã, meu almoço é normal, mas com bastante verde no prato, lanche da tarde leve e a noite como normal, e antes de dormir, um lanchinho leve. Olha, a única coisa que sou meio viciado é o sal, diminui um pouco, não como fritura.

E finaliza com: “Oh, rezo todo dia para a minha ficar bem controlada, porque se tiver que diminuir mais a alimentação, eu piro!”


Daniela Arantes Matos, 28 anos, farmacêutica bioquímica, descobriu o diabetes mellitus há 16 anos


Quais são as dificuldades para conseguir manter uma vida tranquila e saudável?
Gosto muito de comer e isso me atrapalha um pouco. Não consigo fazer regime e emagrecer, ficar com o corpo que quero, pois acabo ficando com *hipoglicemia.

Isso influencia em seu cotidiano ou profissão?
Não atrapalha, mas influencia, porque muitas vezes preciso parar o que estou fazendo para me alimentar e etc.

Você escolheria conviver com a doença ou fazer algum tipo de método curativo? Como no caso, células tronco?
Quando fiquei sabendo, era o que mais queria, mas hoje, com os riscos, não faria por enquanto. A não ser se o método fosse totalmente seguro.

Qual o seu ponto de vista sobre o aumento de casos de diabetes tipo 1? E a influencia do governo neste caso?
Eu acho péssima porque é uma doença preocupante e o governo deveria liberar mais verbas. Há muitas indústrias farmacêuticas por trás disso, contra a liberação, porque com isso, ela sairia perdendo.

* hipoglicemia: Taxa de glicose no sangue abaixo da normal

Diagnóstico
A diabetes mellitus é caracterizada pela *hiperglicemia recorrente ou persistente, e é diagnosticada ao se demonstrar qualquer um dos itens seguintes:
• Nível plasmático de glicose em jejum maior ou igual a 126 mg/dL (7,0 mmol/l)em duas ocasiões.
• Nível plasmático de glicose maior ou igual a 200 mg/dL ou 11,1 mmol/l duas horas após uma dose de 75g de glicose oral como em um teste de tolerância à glicose em duas ocasiões.
• Nível plasmático de glicose aleatória em ou acima de 200 mg/dL ou 11,1 mmol/l associados a sinais e sintomas típicos de diabetes.

*hiperglicemia: Aumento da taxa de glicose no sangue


Mais infomações acesse o portal da sociedade brasileira dos diabéticos (SBD) http://www.diabetes.org.com/

2 comentários:

Júlia Ers disse...

SAmy!
Adorei sua iniciativa em postar
sobre Diabetes,assim as pessoas
tem mais informação. E cuidando
direitinho pode ter uma vida normal.
Espero que vc coloca mais matérias sobre
outras patologias....bjus ..amei o blog
ja add aos favoritos

Elisa disse...

Muito Obrigada pelo comentário lah no blog! Obrigada pelas palavras... hoje é um dia difícil para mim, e saber que tem mais gente que sabe o que é isso, me conforta! Beijos

Postar um comentário