quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Nanotecnologia

É isso mesmo que você acabou de ler: Nanotecnologia. Alguém por acaso já ouviu falar sobre o que é e para quê serve? "A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estam a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado."
Essa técnica começou no Japão, seu principio básico é construir novas estruturas e materiais a partir dos átomos, estando associada há diversas areas de conhecimento como a medicina, ciência da computação, eletronica, física, química, biologia e etc.
Fala-se com frequência da nanotecnologia como uma "tecnologia de objectivos gerais". Isso deve-se ao facto de que na súa fase madura terá um impacto significativo na maioria de industrias e áreas da sociedade. Melhorará os sistemas de construção e possibilitará a fabricação de produtos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para a casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura e a industria em geral.
Imagine-se dispositivos médicos com capacidade para circular na corrente sanguínea e detectar e reparar células cancerígenas antes de que se estendam.
"Tal como já aconteceu com a electricidade ou os computadores, a nanotecnologia melhorará em grande medida quase todas as facetas da vida diária. Como tecnologia de objetivos gerais, porém, teria um uso duplo, ou seja, teria múltiplas aplicações comerciais e também militares : seria possível produzir, por exemplo, armas e aparelhos de vigilância muito mais potentes . A nanotecnologia representa, portanto, incríveis vantagens para a humanidade mas também graves riscos."


Fonte:
http://www.euroresidentes.com/futuro/nanotecnologia/nanotecnologia_responsavel/introducao_nanotecnologia.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

No filme Eu, Robô, já se falava em nanotecnologia, através dos robôs que forma injetados no computador mãe afim de destrui um vírus.
No Minority Report tb se viu algo parecido quando ele injeta um produto químico para mudar o rosto.
Enfim, da ficção para a realidade mais rápido que imaginamos. Mas ainda não construímos uma base na lua e não mandamos alguém para eplorar o centro da Terra.
A nanotecnologia, está longe para ser apresentada para uma eficácia para resolver o problema da sociedade mundial, a fome.
Mateus

Postar um comentário