sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vida = Saúde

Nada na nossa vida acontece por acaso! Certo? Certo! Pelo ao menos no meu ponto de vista. E se você acredita nisso, não é mera coincidência que está lendo esse artigo agora.
Não tenha impaciência, vou discorrendo dos fatos minuciosamente, pois essa questão exige reflexão. Há aqueles dias em que você acorda cedo e resolve fazer uma caminhada. No meu caso, só comecei por obrigação. Na maioria dos casos ocorre da mesma forma. O dia passou com disposição. Efeito da caminhada? Não só ela! Mas é inútil discordar de que a atividade física exerce grandes benefícios ao nosso corpo e mente. É uma questão simples: corpo saudável mente saudável. Daí a importância de se exercitar! Principalmente para quem é diabético, como no meu caso. Mas estou me conscientizando dessa necessidade apenas agora, com quase 20 anos nas costas.
Hoje indo para a faculdade encontrei “Glórinha”, senhora de 84, ou melhor, uma moça de 84 anos, com disposição, animada, extrovertida e fascinantemente desempenhada. Exemplo para minha vergonha, ela também diabética pratica, natação, esportes, canta no coral da cidade e ainda cuida de cinco indivíduos que moram com ela. Glorinha é doce, gentil e exemplo de vida. Havia encontrado-a no mesmo local há uns meses atrás, começamos a nos falar e hoje, sentada ao meu lado não a reconheci de imediato, mas não pude deixar de perceber seu modo de falar e perguntei: A senhora, não é a Dona Glorinha que faz natação... canta e – Ela me cortou respondendo - Sim sou eu mesma! E passamos a bater um bom papo se não fosse o ônibus que passou logo.
Há algum tempo venho estudando a respeito de doenças e quer saber de uma coisa? Ela está na nossa cabeça. Se não tivermos mente completamente sadia, nosso corpo jamais o será! Isso é fato, não preciso de nenhum medico e especialista ou psicólogo para me dizer, aprendi com o tempo, que o estresse, o desânimo, o cansaço é falta de noites mal dormidas e pensamentos acelerado! Você é assim? Não se preocupe ainda temos chance de reverter. O capitalismo, a falta de afeto e mais um conglomerados de coisas fazem com que as pessoas não tenham mais qualidade de vida. Dorme pensando no que tem que fazer amanhã. E essas pessoas estão condenadas a ter qualquer tipo de doença na velhice ou morrer de infarto antes que chegue a idade. Quantos não acontecem hoje em dia, atingindo cada vez mais a população jovem? Digo por mim, que vejo que sou muito mais estressada do que aquela senhora bem disposta. Ela aprendeu o sentido da vida. E nós, vamos nos matando cada vez mais para dar conta dessa montanha-russa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário